O Sistema de Participação popular e cidadã, é um processo aberto à participação universal da sociedade gaúcha. No COREDE Rio da Várzea, o mesmo ocorre desde o ano de 2007 e já trouxe inúmeros benefícios para a região e municípios.
O processo é realizado em diversas etapas: 1ª Assembleia Regional, em que são definidas as Áreas temáticas; 2ª Assembleias Públicas Municipais, onde foram apontadas as demandas municipais e estratégicas e 3ª Fórum para definição da cédula de votação.
A Votação na Consulta Popular é a 4ª etapa do processo, com a finalidade de inclusão de demandas regionais no orçamento do Estado 2014 e indicar prioridades regionais estratégicas para debate da matriz orçamentária, no Fórum Estadual da PPC.
A votação será realizada, no dia 07 de agosto, em todo o Estado, através de voto secreto em urnas e nos dias 06 e 07 de agosto em meio eletrônico e dispositivos móveis, estando habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.
Os eleitores poderão votar em até quatro demandas, com valor alocado (campo 1) e duas prioridades regionais (campo 2), incluídas na cédula de votação.
Estão habilitados os cidadãos maiores de 16 anos e poderão votar somente uma única vez no processo.
Todos os eleitores assinarão lista de presença com indicação do número do título eleitoral e/ou do documento de Identidade.
Nos dias da votação por meio eletrônico (6 e 7/08) o eleitor poderá votar, com o número do seu título de eleitor e carteira de identidade.
A população poderá votar em casa através da internet ou procurar pontos de votação pela internet ou urnas fixas disponíveis para a população no município.
Neste ano a população poderá dar a sua opinião sobre a reforma política, através de 4 questões que foram incluídas na cédula de votação.
Por: Adriana Friedrich
Nenhum comentário:
Postar um comentário