segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Programa de vacinação contra raiva animal: Mais de 300 animais foram atendidos em Barra Funda

 


Parceria do CESURG com poderes públicos já imunizou mais de três mil animais na região

O programa de vacinação contra a raiva animal realizado pelo Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG em parceria com os poderes públicos da região vacinou 3.150 animais até agora.

O último programa realizado este ano foi no município de Barra Funda. A ação aconteceu no último sábado (4) em frente à Prefeitura Municipal. Tutores de cães e gatos levaram seus animais até o local para a aplicação da vacina e também para a retirada do imunizante. Acadêmicos e docentes do curso de Medicina Veterinária da instituição realizaram os atendimentos.

Mais de 300 animais foram atendidos no município. De acordo com o diretor do Centro de Saúde Animal Prof. Guilherme, Rafael Pandolfi, o programa superou as expectativas deste ano, que era de vacinar aproximadamente 1200 animais. Segundo Rafael, esse aumento se deu principalmente devido à preocupação da comunidade em realizar a imunização do seu pet, associado às parcerias com órgãos públicos, que viabilizou esse processo a baixo custo.

A expectativa é ampliar ainda mais o programa, abrangendo mais municípios da região. “Este ano vacinamos cerca de 20% do total da população de cães e gatos dos municípios, esse número ainda é baixo, mas é um grande passo para preservação da saúde dos animais e também das pessoas”, afirma Pandolfi. Para o ano que vem o objetivo é ampliar o programa, com uma abrangência maior entre os municípios. A expectativa é de que 50% dos animais sejam imunizados, para isso já estão sendo realizadas tratativas com os órgãos públicos para o planejamento do próximo ano.

O programa

O objetivo do Programa de vacinação contra raiva animal é promover a saúde única, na qual através da imunização dos animais é possível controlar a disseminação do vírus da raiva, que possui vários ciclos, como rural, silvestre e urbano. No ciclo urbano os cães e gatos são a principal fonte de contaminação e disseminação deste microrganismo através da saliva, que por ser uma zoonose, também tem capacidade de infectar as pessoas, levando a quadros severos de encefalite (inflamação no cérebro) que evoluem rapidamente e pode levar a pessoa a óbito.










Central de Relacionamento/Comercial/Imprensa

Faculdade CESURG Sarandi

(54) 9 9949 3977


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/