A evasão escolar é
um tema que gera debate entre as diversas esferas sociais, desde os professores
da educação básica a pais das redes estaduais e municipais, bem como aos
sociólogos. Para estes pesquisadores, esta visão “macro” deve ser abordada na
análise acerca da evasão escolar.
De acordo com o
professor do CESURG, Cláudio Alberto dos Santos, “a escola não deve mais abraçar
todo o processo educacional, ou seja, a sociedade tem que começar a fazer parte
da construção escolar. E isso deve ocorrer de forma mais local, in loco,
isto é, nos Centros de Tradições Gaúchas, grupos de esportes, organizações de
bairro, organizações de mães, movimentos sociais, sindicatos, movimentos de
agricultores, entre outros, todos devem fazer parte da discussão da política do
projeto pedagógico”.
Essa discussão foi
abordada por Santos durante a palestra “Ação
comum pela aprendizagem”, com os professores da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Dom José Coutinho, de Sarandi, estudando meios de inibir a evasão
escolar. Santos salienta ainda as mudanças que estão ocorrendo na
educação no século XXI. “O projeto pedagógico não é mais da escola, passa a ser
da sociedade como um todo. Essa é a saída para a escola acompanhar as
transformações sociais e reduzir a evasão escolar. Acredito que as famílias deveriam estar nas escolas discutindo projeto
pedagógico, é preciso trazer outros setores sociais para dentro da escola e
então a escola fará parte de um todo”.
Assessoria de Comunicação CESURG
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