Foram registradas ao menos dez mortes por meningite no Rio Grande do Sul em 2015, segundo informativo epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. O número é três vezes maior do que o verificado no ano passado, quando três pessoas morreram da doença. Este ano, três mortes foram do tipo B, outros três do tipo C e quatro não tiveram a identificação do meningococo.
De acordo com o relatório, houve um aumento no número de ocorrências, principalmente do tipo C. Foram identificados pacientes em 22 municípios do estado, a maioria deles na região metropolitana. Apenas em Paraíso do Sul, Caxias do Sul, Ijuí, Maquiné e Santo Antônio da Patrulha não foram registrados casos do tipo C.
A principal medida de controle, segundo o relatório, é a notificação e investigação de qualquer suspeita. Se confirmado o surto de meningite pode ser considerada a vacinação, “desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível”. A decisão de vacinação em um surto é acordada entre as três esferas de governo, federal, estadual e municipal.
Outras medidas de prevenção importantes são:
• Higienização das mãos;
• Higienização do ambiente;
• Ventilação do ambiente;
• Não compartilhar utensílios.
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
Nenhum comentário:
Postar um comentário