Asolenidade de posse dos novos diretores eleitos no dia 15 de dezembro ocorreu em Passo Fundo e envolveu mais de 500 pessoas oriundas das regiões de cinco Coordenadoria Regionais de Educação
Na manhã da terça-feira (29), o secretário de Estado da Educação, Vieira da Cunha, juntamente com a coordenadora da 20ª Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira das Missões, Ana Possebon Perusso, deram posse aos novos diretores escolares eleitos no último dia 15 de dezembro. A solenidade ocorreu no auditório da Escola Menino Jesus Notre Drame, em Passo Fundo e também envolveu as coordenadorias de Carazinho, Erechim, Passo Fundo e Soledade.
A diretora Maria Raquel Martins de Oliveira, da Escola Erci Campos Vargas, de Palmeira das Missões, recebeu o diploma de posse representando os demais gestores da região.
Para a titular da 20ª CRE, professora Ana, o processo de gestão democrática nas escolas da rede estadual de ensino mais uma vez é fortalecido com a posse dos novos diretores eleitos através do exercício da democracia por suas Comunidades Escolares. “Acreditamos que juntos coordenadoria e equipes diretivas construiremos um trabalho pautado por uma gestão democrática, pela motivação, comprometimento, interação e responsabilidade”. Também disse que um trabalho produtivo e um ensino de qualidade passa pelo bom clima organizacional. “Que vocês possam liderar uma gestão participativa e democrática, atuando como mediadores, compartilhando suas ideias, sabendo ouvir, sendo abertos e flexíveis à contribuição de todos para que todos se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso”, afirmou.
Em seu discurso, o Secretário de Estado da Educação, Vieira da Cunha, disse que os três anos de gestão devem ser pautados pelo respeito e pelo constante diálogo. Também disse ter convicção que a educação vive um grande momento porque não depende das descontinuidades de governo e ao agradecer os novos gestores pelo compromisso que estão firmando, ele enfatizou que a valorização da educação é meta primordial da sua gestão. "Nós já temos uma política de Estado, com a aprovação do Plano Estadual da Educação, que garante metas e diretrizes para o ensino público. E, nessas metas, está a valorização do professor com melhores salários e condições de trabalho", disse.
Também prestigiaram o evento os coordenadores regionais de Educação da 7ªCRE, Santos Olavo Misturini, da 15ªCRE, Zenaide D’Agostini Bazzotti, da 25ªCRE, Margarida da Silva Chitolina, da 39ªCRE, Sandra Bandeura Guerra, representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Pompeo de Mattos, o presidente da Câmera de Vereadores, Marcio Assis Patussi, o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão e as mais de 500 pessoas envolvidas no ato.
Os novos gestores assumem as escolas no dia 1º de janeiro de 2016 e permanecem à frente das direções por três anos.
Crédito: Jô do Carmo-ASC/20CRE