sexta-feira, 27 de abril de 2018

Retomadas as obras de ponte entre Liberato Salzano e Rodeio Bonito

Ainda falta erguer uma estrutura de pilares | Foto: Roger Bianchetto / Divulgação / CP
Foram retomadas nesta semana as obras de construção da ponte de 150 metros de extensão sobre o Rio da Várzea, que ligará os municípios de Liberato Salzano e Rodeio Bonito, no Norte do Estado. Será a última etapa dos trabalhos da obra que teve início na metade de 2014. Ainda falta erguer uma estrutura de pilares, além da construção de parte da base, das proteções laterais e as cabeceiras.

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Gilson de Carli disse que o custo total da travessia ultrapassa a R$ 6 milhões, recursos destinados pelo ministério da Integração Nacional. O dirigente da associação lembra que a construção é uma reivindicação de mais de 20 anos da comunidade regional. A distância entre as regiões de Frederico Westphalen e Erechim será encurtada em mais de 100 quilômetros, além de garantir melhora na estrutura de escoamento da produção primária, entre os quais a citricultura, suinocultura e avicultura.

Atualmente, a travessia do rio é feita por meio de uma balsa, na localidade de Linha Nova. A Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Creluz) participou da execução do projeto, garantindo recursos para realização de trabalhos de sondagem, topografia, adequação dos projetos de engenharia e ambiental, aquisição de áreas de terras para a futura rodovia que dará acesso a ponte. Segundo o presidente da Creluz, Elemar Battisti, a cooperativa também arcou com despesas de tabelionato e cartório, estudos de remanso, estudos hidráulicos, aquisição de terras onde ficarão as cabeceiras da ponte, áreas de reposição florestal e destinação de mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!