Nossos Parceiros

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Transplante raro é realizado em Erechim

Na tarde de ontem (10) foi realizada no Hospital Santa Mônica de Erechim uma cirurgia de transplante osteocartilaginoso em que foi transplantado osso e cartilagem de um ponto do joelho.
A cirurgia foi realizada pelo médico especialista Rodrigo Dall’Agnol e teve auxílio da médica especialista Mariana Tonin e da anestesista Carla Dall’Agnol. 

 
Conforme Rodrigo, o paciente, um jovem com menos de 30 anos e jogador de futebol, estava com uma lesão de menisco, torsão, além de uma lesão óssea e cartilaginosa. “Diante disso, foi retirada a área machucada e colocada uma nova para evitar que em um futuro próximo ele necessite de uma prótese”, explicou. 

O procedimento inédito no Santa Mônica, durou aproximadamente duas horas e 10 minutos e denomina-se mosaicoplastia. “É uma cirurgia rara e possui uma indicação muito específica em caso de mais gravidade”, salienta o médico. 

Ainda conforme Rodrigo, foi um procedimento delicado e misto, o qual utilizou a artroscopia (cirurgia a laser) e ao mesmo tempo necessitou de alguns pequenos cortes. 

O resultado esperado pela equipe é a integração da cartilagem e do osso transplantado no período de 60 a 90 dias.

Até lá a orientação é que o paciente não poderá pisar. “Com o passar dos anos essa integração tende a se intensificar e a melhora pode representar que a cartilagem fique muito próxima da original”, ressalta. 

A previsão é que o paciente consiga alta do hospital ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros