Nossos Parceiros

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

PF realiza operação contra venda irregular de pedras retiradas de rio pela prefeitura de Mampituba

São investigados dois servidores da prefeitura de Mampituba que teriam criado uma empresa em nome de terceiros para comercialização de seixos obtidos por meio de desassoreamento de rio. Entretanto, eles não tinham licença para a venda.

Pedras extraídas de rio eram comercializadas por empresa criada por dois servidores de prefeitura de Mampituba, aponta prefeitura (Foto: PF/Divulgação)
A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (4) quatro mandados de busca e apreensão em Mampituba. São investigados dois servidores (da gestão de 2012-2016) da prefeitura da cidade, localizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Um homem foi preso por posse irregular de arma de fogo, por estar com um revólver calibre 38 com numeração raspada.

Conforme a PF, os servidores criaram uma empresa em nome de terceiros para comercialização de seixos, fragmento de rocha utilizado para paisagismo. As investigações apontaram que as pedras eram extraídas a partir do desassoreamento do rio Mampituba, realizado pela prefeitura, e comercializados pela empresa.

Ainda segundo a Polícia Federal, a licença expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a realização do desassoreamento proíbe expressamente a comercialização do mineral oriundo da extração. Além disso, há obrigatoriedade de licença do Departamento Nacional de Produção Mineral, que a prefeitura não possuía.

As buscas foram realizadas nas casas dos dois servidores, de um "laranja" e em uma empresa.

A Operação Curvas teve início pela Polícia Federal em 2016, a partir de informações de diversos flagrantes de extração mineral ilegal, realizados pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar.

O G1 tenta contato com a prefeitura de Mampituba
Seixos eram retirados de leito de Rio Mampituba (Foto: PF/Divulgação)
Fonte:G1/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros