Nossos Parceiros

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Referência em saúde, Passo Fundo integra universidades e hospitais e beneficia população

Passo Fundo vive uma grande expansão de cursos na área da Saúde, provocada pela vinda da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelo credenciamento do curso de Medicina da IMED e de novos planos de ampliação da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da FASURGS. Somente no município, cerca de 500 pessoas se formam por ano nessa área. Em um futuro próximo serão mais de 800.

Algumas universidades já estão inseridas em unidades de saúde do município, como a UPF na região do Boqueirão e da Vera Cruz, a IMED na São Cristóvão, Vila Nova e Santo Antônio da Pedreira, e a UFFS no Parque Farroupilha.

Mas para formalizar e incentivar que elas ocupem todos os estabelecimentos de saúde para estágio e capacitação, a prefeitura firmou na terça-feira (11) o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Além da FASURGS, IMED, UPF e UFFS, fazem parte do contrato o Hospital da Cidade e o Hospital São Vicente de Paulo.

O secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, explica que a ideia da formação no ambiente da rede de saúde pública é para que os profissionais aprendam a trabalhar melhor nesse setor e a compreender as necessidades e especifidades da população local e regional.

Para o secretário, talvez o maior benefício seja o ganho institucional para a prefeitura. As instituições assumem o compromisso de capacitar os servidores públicos que atuam nas unidades de saúde. Com isso será possível qualificar os serviços para que o cidadão receba um melhor atendimento.

A coordenadora da área de Ensino do Hospital da Cidade, Marisa Carretta, destacou que a grande intenção do COAPES é proporcionar melhorias das condições, da inserção dos estudantes no serviço de saúde, além de aprimorar as relações entre as instituições de ensino e de saúde e os gestores do SUS.

A medida também vai organizar e favorecer o desenvolvimento dessas ações teóricas e práticas de integração do ensino e da saúde com a comunidade. Frisou que a população é a maior beneficiária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros