Nossos Parceiros

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Projeto da UPF vai usar erva mate para fazer alimentos mais saudáveis

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UPFPPGCTA), pretende desenvolver um pão de queijo que leva erva mate.

O projeto foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e será desenvolvido dentro da área de abrangência do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede), Polo de Inovação Tecnológica da Região da Produção.

Intitulada “Erva-mate como componente funcional no desenvolvimento de processos e produtos alimentares”, a pesquisa conta com o apoio da equipe UPFTec.

A professora que coordena o projeto, Dra. Telma Elita Bertolin, explica que a erva mate vai muito além de um simples uso para chimarrão. Estudos apontam diversas propriedades benéficas da iguaria, por isso a possibilidade de inserir a erva também na alimentação.

O pão de queijo foi o alimento proposto para receber a erva, mas muitos outros podem, no futuro, receber este complemento benéfico.

A professora citou que a erva mate possui, por exemplo, propriedades antioxidantes, que trazem benefícios contra muitos problemas de saúde.

Para a professora o projeto vai abrir campos para que a indústria da alimentação repense a possibilidade de adicionar ingredientes que tragam benefícios ao consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros