Nossos Parceiros

domingo, 9 de julho de 2017

Consorciados ao Conigepu devem implantar a Coleta Seletiva até setembro

Na região Norte do Estado, 12 municípios trabalham juntos para controlar e dar o destino adequado à produção do lixo. Através do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu), os municípios de Trindade do Sul, Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos Índios, Três Palmeiras, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Entre Rios do Sul e Novo Xingu destinam os resíduos produzidos em seus municípios para a sede do Consórcio, em Trindade do Sul, onde é feita a triagem, compostagem e aterro sanitário.

Uma população de mais de 86 mil habitantes é atendida através do Consórcio, que recebe diariamente 30 toneladas de resíduos, destes 25% recicláveis, 32% orgânico e 43% tornam-se rejeito. Pensando em melhorar esses números através da conscientização da população de cada município, o Consórcio, em parceria com a Emater/RS-Ascar, está desenvolvendo um projeto que prevê e estimula práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios consorciados ao Conigepu.

Na quarta-feira (05/07), os municípios que fazem parte do Consórcio reuniram-se em Trindade do Sul, na Câmara de Vereadores, para dar seguimento às ações relacionadas ao projeto de implantação de práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos. Para os municípios que fazem parte do Consórcio, o projeto visa aperfeiçoar o sistema de coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domésticos. Entre os objetivos específicos, espera-se aumentar o atual índice de material reciclável dos 25% para próximo dos 60% ou mais, além de melhorar a qualidade dos materiais reciclados recebidos. O público beneficiado é composto por famílias rurais e urbanas, que serão introduzidas no projeto através de metodologias como reuniões, contatos, visitas, programas de rádio, matérias de jornal e outros meios, que servirão para divulgar, mobilizar e buscar a adesão de toda a população ao projeto.

Durante a reunião, após o lançamento do projeto, cada município apresentou as ações que vêm desenvolvendo ao longo dos últimos três meses. Os membros das comissões municipais relataram as ações que estão realizando em seus municípios, com destaque para a mobilização de lideranças do setor público, privado e de toda a comunidade. A sensibilização nas escolas, com palestras e oficinas, campanhas para recolhimento de materiais eletrônicos, campanha de incentivo a compostagem doméstica, entre outras ações, foram relatadas.

“Para dar seguimento às ações do projeto, foi encaminhado na reunião que até o dia 30 de setembro os 12 municípios devem implantar sistemas de coleta seletiva do lixo, seja com caminhão separado ou com dias alternados. Outra ação já prevista para esse ano e que marcará esse projeto é a realização de um seminário regional para debater esse tema, que acontecerá no dia 07 de novembro, em Gramado dos Loureiros”, comentou o assistente técnico regional de manejo de recursos naturais da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Carlos Roberto Olczevski.

A reunião contou com a presença dos responsáveis estaduais pela área de saneamento básico, Gabriel Ludwig Katz e Sara Ceron Hentges, da assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Marlete Peroza Piaia, e do supervisor Leonir Bonavigo, entre outras lideranças.
Fonte: PN Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros