Nossos Parceiros

terça-feira, 13 de junho de 2017

Médico alerta: no inverno casos de infarto e AVC aumentam entre 20 a 30%

O inverno começa oficialmente no próximo dia 21, mas as baixas temperaturas já chegaram castigando a região. Nesse período de frio, em razão de locais mais fechados, é comum a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças.

Entre as mais comuns: gripe, resfriado, asma, pneumonia, sinusite e alergias. Mas é também nessa época que aumentam os casos de infarto e Acidentes Vascular Cerebral (AVCs).

Segundo o Dr. Alberi Grando, os índices sobem de 20 a 30%. O médico explica que quando o tempo está com 14 graus para menos, o organismo cria uma substância para reter o calor, como uma forma de se proteger do frio. Mas destaca que, assim como tem sua vantagem, o frio também tem desvantagens.

A retenção faz com que as artérias se contraiam, podendo ocasionar em infarto ou derrame, especialmente em uma pessoa com idade mais avançada, que já possui artérias mais cansadas.

Dr. Alberi orienta que o principal cuidado para as temperaturas mais baixas é se agasalhar. As estatísticas demonstram ainda que tanto o infarto quanto o AVC acontecem mais nas madrugadas e de manhã cedo, momentos em que as artérias estão mais contraídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros