Nossos Parceiros

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Dia Nacional de Combate à Asma: exercícios físicos são arma contra a doença que piora no inverno

Hoje, dia 21 de junho, é o Dia Nacional do Combate à Asma. A data busca lembrar dos cuidados para quem convive com a doença, além de alertar sobre os sintomas que podem indicar o diagnóstico.

A doença crônica, também conhecida como bronquite asmática, é uma inflamação nas vias aéreas (brônquios) que conduzem o ar para os pulmões.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas sofrem da doença no Brasil. Apesar de não ter cura, existem tratamentos eficazes que garantem um convívio confortável com a doença.

De acordo com o médico pneumologista, Dr. Sérgio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia, inicialmente aplicar medidas no comportamento é o primeiro passo para prevenir as crises. O médico disse que, antigamente, era comum o paciente com diagnóstico de asma ser dispensado de atividades físicas no colégio, por exemplo, mas há alguns anos isso caiu por terra.

Destacou que as atividades físicas são altamente indicadas e ajudam a melhorar a qualidade de vida de um asmático. Ressaltou que não existe nenhuma restrição ou indicação, a atividade precisa ser prazerosa para que ele não deixe de realizar por qualquer impedimento.

Com a chegada do inverno é comum as crises aumentarem, isso se deve a vários fatores, as pessoas ficam mais enclausuradas em ambientes fechados, com pouca ventilação que tendem a acumular mais ácaros, as baixas temperaturas ou mudanças bruscas de temperatura.

Para isso o Dr. Sérgio indica, no inverno, além de todos os cuidados com os fatores desencadeantes, manter o ambiente mais arejado e ventilado possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros