Nossos Parceiros

terça-feira, 18 de abril de 2017

Municípios do Norte do Estado discutem projeto para controle do lixo e práticas sustentáveis ao meio ambiente

Na região Norte do Estado, 12 municípios trabalham juntos para controlar e dar o destino adequado à produção do lixo. Através do Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu), os municípios de Trindade do Sul, Alpestre, Nonoai, Gramado dos Loureiros, Rio dos índios, Três Palmeiras, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Sarandi, Entre Rios do Sul e Novo Xingu, destinam os resíduos produzidos em seus municípios para a sede do Consórcio, em Trindade do Sul, onde é feita a triagem, compostagem e aterro sanitário.

Uma população de mais de 86 mil habitantes é atendida através do Consórcio, que recebe diariamente 30 toneladas de resíduos, destes 25% recicláveis, 32% orgânico e 43% torna-se rejeito. Pensando em melhorar esses números através da conscientização da população de cada município, o Consórcio, em parceria com a Emater/RS-Ascar, lançou a ideia de um projeto que prevê a implantação de práticas para o correto destino de resíduos sólidos domésticos produzidos pelos municípios consorciados ao Conigepu.

A reunião para lançamento do projeto foi realizada na Câmara de Vereadores de Trindade do Sul, na semana passada, e reuniu as lideranças acompanhadas dos extensionistas da Emater/RS-Ascar de cada município onde será desenvolvido o trabalho.

Após conhecer um pouco do funcionamento do Consórcio, os participantes da reunião puderam assistir a apresentação do projeto que inspirou esse trabalho. No município de Gramado dos Loureiros, uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Saúde, deu vida a Campanha de Coleta de Lixo. Com 100% das famílias alcançadas, o trabalho trouxe excelentes resultados ao município, como a diminuição significativa de insetos, propriedades mais organizadas, destino adequado do lixo produzido na área urbana e no interior, mais pessoas mobilizadas e preocupadas com as questões ambientais. “Com esse trabalho, Gramado dos Loureiros começou a produzir resíduos sólidos e menos lixo. É isso que pretendemos com o projeto para o Consórcio”, explicou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Carmem Roncaglio Zanella.

Para os 12 municípios que fazem parte do Consórcio o projeto visa aperfeiçoar o sistema de coleta, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domésticos. Entre os objetivos específicos, espera-se aumentar o índice de material reciclável dos 25% atual, para próximo dos 60% ou mais, além de melhorar a qualidade dos materiais reciclados recebidos.

O público beneficiado é composto por famílias rurais e urbanas dos 12 municípios participantes do Consórcio, que serão introduzidas no projeto através de metodologias como reuniões, contatos, visitas, programas de rádio, matérias de jornal e outros meios, que servirão para divulgar, mobilizar e buscar a adesão de toda a população ao projeto.

Durante a reunião, as lideranças puderam visitar o Conigepu e conhecer a realidade atual do aterro. A preocupação com o futuro do Consórcio é o que está mobilizando as lideranças para acelerar o projeto nos municípios e conseguir resultados imediatos. As primeiras ações já foram encaminhadas e o projeto será avaliado trimestralmente.

Participaram da reunião, o prefeito de Trindade do Sul, Odair Pelicioli, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Marlete Peroza Piaia, o supervisor, Leonir Bonavigo, entre outras lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros