Nossos Parceiros

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Ministro Fachin autoriza inquérito contra sete políticos do RS

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou abertura de inquérito contra nove ministros do governo Temer, 29 senadores e 42 deputados federais.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (11) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O grupo faz parte do total de 108 alvos dos 83 inquéritos que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou ao STF com base nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht. Há sete políticos gaúchos na lista – o ministro Eliseu Padilha (PMDB), da Casa Civil, os deputados federais Marco Maia (PT), Maria do Rosário (PT), Onix Lorenzoni (DEM) e Yeda Crusius (PSDB), e os ex-diretores-presidentes da Trensurb Humberto Kasper e Marco Arildo Prates da Cunha.

Ainda segundo O Estado de S. Paulo, os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff não aparecem na listagem por não possuírem foro privilegiado.

Outros nomes
Do primeiro escalão do governo, também serão investigados os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Helder Barbalho (Integração Nacional), Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Blairo Maggi (Agricultura), Bruno Araújo (Cidades), Roberto Freire (Cultura) e Marcos Pereira (Indústria e Comércio).

Os presidentes da Câmara e Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), respectivamente, também estão na relação de investigados. Além deles, aparecem os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e Humberto Costa (PT-PE).

A abertura dos inquéritos trata da segunda lista de Janot, enviada em 14 de março ao STF, com pedidos para investigar autoridades com foro privilegiado. Foram encaminhados 320 pedidos – 83 aberturas de inquérito, 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, sete arquivamentos e 19 providências.

Fonte: Rádio Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros