Nossos Parceiros

terça-feira, 25 de abril de 2017

Chuva antecede chegada de frio intenso ao Rio Grande do Sul

Previsão de geado no RS e SC. Foto: Arquivo/TP News
Voltou a chover sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 24, depois de um fim de semana com sol e frio em todo o Sul do Brasil. A partir durante esta terça-feira os temporais se espalham sobre a Região Sul por causa da chegada de uma forte frente fria. Além de chuva forte e de ventania, esta frente fria vem trazendo muito frio.

Temporais

Com a chegada da nova frente fria, todo o Rio Grande do Sul fica sujeito a temporais na última terça-feira de abril. Nuvens carregadas também se espalham sobre Santa Catarina, onde o maior risco de tempestades é para o sul e para o centro-oeste do estado. No Paraná, a chuva começa já pela manhã na região de Foz do Iguaçu, que também fica sujeita a temporais, mas à tarde e à noite as pancadas de chuva se espalham sobre as outras regiões do estado.

Na quarta-feira, a frente fria se desloca rápido sobre a Região Sul. A chuva vai parando sobre o Rio Grande do Sul, mas ainda cai forte em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Neste dia, o vento frio de uma forte massa de ar polar também começa a soprar a Região Sul e fazendo a temperatura baixar ainda mais.

Os mapas mostram a evolução das áreas de chuva sobre a Região Sul. A chuva moderada a forte é representada pelas cores amarela e alaranjada. O vermelho e o rosa indicam chuva muito forte.

Frio intenso e chance de novos recordes

O ar frio de origem polar entra com muita força sobre a Região Sul do Brasil durante a quinta-feira. O frio será intenso ao amanhecer e com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O frio aumenta na sexta-feira e as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba podem estabelecer novos recordes de frio para 2017. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia a menor temperatura em Curitiba deste ano até agora foi 12,4°C, em 30 de março, em Florianópolis 13,9°C, em de 23 de abril e em Porto Alegre, o recorde atual de frio é 11,9°C em 13 de abril. O frio desta massa de ar polar é forte o suficiente para provocar geada nos três estados.

Fonte: Climatempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros