Nossos Parceiros

segunda-feira, 13 de março de 2017

Colheita do milho na região inicia com boa produtividade

Dos 52.300 mil hectares de milho plantados em setembro do ano passado, na região do Planalto, 15% já foram colhidos. O início da colheita comprova as expectativas pela boa produtividade da safra.
O engenheiro agrônomo Claudio Doro destaca que a produtividade está em torno de 140 e 150 sacas por hectare em média. Ressalta que tem propriedades colhendo menos e outras próximas a 200 sacas por hectare.
Doro explica que os resultados são devidos a combinação de dois fatores que são as boas tecnologias implantadas pelos agricultores em suas lavouras e a condição climática favorável. As chuvas vêm acontecendo regularmente desde o plantio do milho. Houve uma pequena estiagem em dezembro, de 20 dias, mas que não afetou muito a produtividade. Doro frisa que os agricultores que plantaram milho estão muito contentes.
Assim como a lavoura do milho, a da soja também foi beneficiada com as chuvas. Conforme Doro, tem chovido numa intensidade média que atende a necessidade da planta, que nesse momento é 5 a 6 milímetros de água por dia.
Nos 40 municípios abrangidos pela Emater da região, foram plantados 574 mil hectares, 1% de crescimento em relação ao ano passado. Alguns cerealistas relataram que estão colhendo entre 55 e 70 sacos em média por hectare, o que também já era esperado.
Doro ressalta que o momento é de alegria pela produtividade, mas por outro é de preocupação em relação ao preço. No ano passado, nessa mesma época, a soja estava cotada em R$ 70, hoje está em torno de R$ 63.
O engenheiro agrônomo disse que se for feito o cálculo pela lucratividade por hectare, em 2016, mesmo colhendo menos, mas com o preço mais alto, o produtor tinha uma margem de lucro maior. Doro destaca que o agricultor tem custeio da lavoura, investimentos para pagar, renegociação de dívidas, arrendamentos e tudo depende da produtividade e do preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros