Nossos Parceiros

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Clima favorece culturas e agricultores mantêm boas expectativas de produção

O aspecto geral das lavouras de soja é ótimo, favorecido pelas chuvas regulares, temperaturas elevadas e intensa radiação solar.
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os agricultores seguem realizando tratamentos fitossanitários, para o controle preventivo de doenças, como a ferrugem asiática e o controle de lagartas, quando necessário, utilizando produtos que preservam os inimigos naturais.
Nas lavouras semeadas dentro do período recomendado pelo zoneamento agroclimático para a soja, continua uma excelente aparência geral, com bom desenvolvimento das plantas e ótimo porte. A maior parte das lavouras está em fase de floração e formação de vagens, com a colheita atingindo 5% do total plantado.
A expectativa dos agricultores é de uma ótima safra, se as chuvas continuarem como vêm acontecendo até o momento. No Estado, 20% das lavouras de soja estão maduras e por colher, 40% estão em enchimento de grãos, 25% estão em floração e 10% da soja está em germinação e desenvolvimento vegetativo.
O engenheiro agrônomo Cláudio Doro salientou que a expectativa para os próximos dias é de chuvas regulares que vão favorecer este ciclo final nas lavouras.
A colheita das lavouras de milho para grão evolui de forma mais lenta devido à preferência dada à soja. As produtividades seguem superando as expectativas iniciais, variando, em muitos casos, de 100 a 160 sacas por hectare em lavouras de sequeiro e, em lavouras irrigadas, variam de 200 a 250 sacas por hectare. As lavouras apresentam boa qualidade dos grãos, que estão bem desenvolvidos, sem presença de grãos avariados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros